quarta-feira, 29 de maio de 2013


Hoje começamos a ensaiar a canção Tu Tu Tu Tupi de Hélio Ziskind

Primeiro pedimos para as crianças se sentarem no chão e fecharem os olhos. Desafiamos a todos a ficarem até o final da canção com os olhos fechados. Algumas crianças sentaram-se em posição de meditação.
 

Foi uma delícia observar as carinhas deles com os olhos fechados, alguns riam, outros pareciam estar concentrados e outros se agitavam ao ritmo da melodia. Quando terminou perguntamos o que pensaram. Alguns visualizaram índios enfileirados, ou dançando ou ainda usando chocalhos, alguns disseram que ficaram vendo imagens das palavras que eram cantadas: maracujá, sagui, pipoca, etc.



 

 
 
 
 
Na segunda vez, deixamos livre para eles ouvirem ou até cantarolarem, mas alertamos para prestarem bem atenção às palavras de origem indígena, pois iríamos fazer um jogo.

 
 
 
 
 
 
 
 
No jogo, todos ficavam em pé em roda e íamos cantando palavras, se pertencessem a canção, deveriam agachar, caso contrário, ficar de pé. Quando errassem deveriam ir para o centro da roda e se acertassem, permanecer ou voltar para a roda. Deixamos a cargo de cada um decidir por si mesmo se havia errado ou não. Cada qual deveria se preocupar só consigo mesmo. Foi legal, vários tiveram que resistir a tentação de apontar o erro do outro e aos poucos cada um ia e voltava sozinho, admitindo seus erros. Todos se divertiram muito.

Antes de cantarmos juntos a canção, a Ingrid Wahnfried fez umas respirações e uns aquecimentos vocais, eles curtiram e foram se afinando.

A canção é contagiante, cantamos propondo umas coreografias simples. Quiseram repetir várias vezes.  O prazer das crianças cantando é muito grande, algumas crianças querem comprar o disco ou fazer cópias.

Vamos continuar semana que vem, tentando decorar as partes mais difíceis.

Recomendo a canção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário